A Companhia

Autoport: 25 anos de muito movimento e histórias

Em 2018 a Autoport comemorou 25 anos de atuação no mercado, com serviços de logística automotiva que vão de norte a sul do Brasil, e também na Argentina. A marca que representa a Diretoria de Logística Automotiva da VIX, desenvolve atividades de operação portuária, transporte de peças, gestão de pátios e armazenagem, serviços automotivos e distribuição nacional de veículos 0 KM.

A Autoport foi criada em 1993, e, no mesmo ano, o Grupo Águia Branca adquiriu metade das suas ações. Os primeiros clientes foram Coimex (atual Cisa Trading), Cotia Trading, Honda, Peugeot, Suzuki e Toyota. Em 2003, o Grupo Águia Branca passou a ter o controle total da empresa, ao comprar o restante das ações. Nesse mesmo ano, a VIX Logística assumiu o negócio, e além das operações portuárias, a empresa se fortaleceu na distribuição nacional de veículos zero km.

“Com a chegada da VIX, foram realizados vários investimentos em tecnologia, equipamentos, especialização de pessoal e fortalecemos o nosso foco em qualidade e segurança. Por isso, hoje somos vistos no mercado como uma empresa séria e diferenciada”, disse o gerente Comercial, Humberto Silva, que está na Autoport desde a sua fundação, em 1993.

CUSTOMIZAÇÃO

Um dos grandes diferenciais da Autoport é a customização de equipamentos, de acordo com a necessidade do cliente. Estes projetos são liderados pelo Gerente de Operações e Manutenção, Antônio Nunes. Um deles é o projeto para adaptação de equipamento que permite o carregamento de oito veículos Toyota Hilux ou SW4 para o trajeto Zarate (Argentina) X Guaíba (RS), atendendo a legislação argentina.

Para o cliente FCA foi desenvolvido um modelo que permite o carregamento de 11 unidades de Jeep Compass ou Jeep Renegate em uma única cegonha. O equipamento original transportava apenas nove veículos.

“Podemos, com certeza, afirmar que o relacionamento comercial entre Honda e Autoport traduz fielmente a palavra ‘parceria’ já que todas as vezes em que precisamos implementar ou discutir novas ideias, a empresa sempre se colocou a nossa inteira disposição. A Autoport foi a nossa primeira parceira na atividade de distribuição de veículos zero km e a transparência sempre foi destaque nesta relação.”

Dinis Hiroshi Kitamura, gerente Geral de Logística da Honda (cliente Autoport)

“Estou há 25 anos na empresa e, neste período, a Autoport evoluiu muito com investimentos na equipe a qualidade do atendimento. Para mim, um dos marcos foi o volume de veículos transportados na década de 90, chegando a 30 mil unidades por mês.”

Ananias Carneiro, encarregado do contrato Honda Vitória.