Governança

Conselho, Diretoria e Comitês
Operador logístico, perador de logística, Empresa de logística, Serviços logísticos, Logística terceirizada, Terceirização de serviços logísticos, Terceirização logística, Logística interna, Logística integrada, Cross-docking

Membro Função

Conselheiro

Decio Chieppe é graduado em administração de empresas pela Universidade Federal do Espírito Santo e pós-graduado pelo IBMEC (MBA Executivo em Finanças), além de ter realizado um STC Executivo na J.L.Kellog Graduate School of Management (Estados Unidos), curso em parceria com a Fundação Dom Cabral e um PGA – Programa de Gestão Avançada no Insead (França), curso em parceria com a Fundação Dom Cabral. Ingressou no Grupo Águia Branca em 1978, através da Viação Águia Branca. Durante sua carreira, obteve posições de destaque em várias empresas do Grupo, tendo trabalhado como diretor financeiro, administrativo e geral. Atualmente, ocupa a Presidência do Grupo Águia Branca e a Presidência do Conselho de Administração do Grupo, além das posições de conselheiro de administração da Azul Linhas Aéreas S.A, da ECO101, da Divisão Comércio e da Divisão Passageiros.

Conselheiro Independente

Emílio Carazzai é graduado em direito pela Universidade Federal do Paraná, com mestrado em administração pela Manchester Business School (Inglaterra). Ingressou na companhia em 2012, como membro independente do conselho de administração. Atua como membro do conselho consultivo da DCenter S.A., como sênior advisor da Roland Berger Strategy Consult e da MetLife Brasil; e como conselheiro estatutário da MDL Realty S.A. e da HabitaSec Securitizadora S.A. É sócio sênior da Habitasec Securitizadora S.A. Foi vice-presidente do conselho de administração e diretor presidente da Caixa Econômica Federal (1999-2002); diretor presidente da Medial Saúde (2008-2009); membro do conselho de administração do Banco do Brasil (2000-2001); membro do conselho de administração da Mastercard S.A. (1999-2002); vice presidente de finanças da Editora Abril (2002-2005), dentre outros. É conselheiro certificado pelo IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, e membro estatutário eleito do conselho do IBGC.

Conselheiro

Kaumer Chieppe é graduado em administração de empresas pela Faculdades Integradas Espírito-Santenses, além de ter realizado um STC Executivo na J.L Kellog Graduate School of Management, curso em parceria com a Fundação Dom Cabral. Iniciou sua carreira na Viação Águia Branca, empresa do Grupo Águia Branca, em 1984, local onde ocupou o cargo de diretor regional da Bahia em 1990. Em 1997, foi eleito presidente da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Rodoviário do Estado da Bahia – ABEMTRO. O Sr. Chieppe trabalha na companhia desde 1998, onde também acumula o cargo de principal executivo (diretor presidente). Adicionalmente, ocupa o cargo de membro do conselho de administração da Viação Sul Bahiano e de diretor adjunto da Aylmer Chiepper Investimentos S.A.

Presidente

Diretor de Relações Institucionais do Grupo Águia Branca e Presidente do Conselho de Administração da Divisão Logística do Grupo, Luiz Wagner Chieppe é formado em Ciências Contábeis. O executivo ocupa também outros cargos institucionais. Ele é presidente do movimento empresarial Espírito Santo em Ação, vice-presidente da Federação das Empresas de Transportes do Estado do Espírito Santo (Fetransportes) e diretor da Confederação Nacional do Transporte (CNT). No Grupo Águia Branca iniciou as atividades em 1971 e dirigiu, entre 1974 e 1992, as áreas de transporte de passageiros, fretamento e turismo na Bahia, onde também foi presidente da Federação dos Transportes. Em 1993, retornou ao Espírito Santo assumindo a diretoria da empresa de cargas do Grupo Águia Branca, permanecendo até outubro de 2004, quando se tornou diretor de Relações Institucionais do Grupo. Como presidente no Espírito em Ação, Luiz Wagner participou da construção do Plano de Desenvolvimento do Espírito Santo 2030, uma extensão do Plano de Desenvolvimento ES 2025, que havia sido lançado em 2010 e define estratégias para o desenvolvimento socioeconômico do Estado a longo prazo.

Conselheiro

Paulo Henrique é presidente do conselho de administração da Votorantim Cimentos desde janeiro de 2014, onde também ocupou a posição de CEO durante o ano de 2013. Ele também é membro do conselho de administração da TIVIT desde 2004, empresa brasileira especializada em TI e BPO. Paulo Henrique estabeleceu a Votorantim Novos Negócios (VNN), a Votorantim Private Equity e o fundo VC em 2000, onde permaneceu como CEO até 2012. Sob seu comando, a VNN realizou significativos investimentos em diferentes setores, tais como, tecnologia e biotecnologia para exploração mineral. Na posição de diretor executivo de desenvolvimento de negócios e M&A da Votorantim Industrial (2009-2013), Paulo Henrique desempenhou papel chave em diversas transações de M&A, dentre elas, a fusão da VCP com a Aracruz, que levou a criação da Fibria, uma das maiores produtoras de celulose no mercado mundial; a fusão da Citrovia com a Citrosuco, a maior empresa mundial de suco de laranja concentrado e congelado; e a aquisição de ativos da Cimpor em seis diferentes países. Como diretor financeiro da Votorantim Metais (1997-2000), Paulo Henrique desempenhou papel fundamental na reestruturação da companhia. Além disso, ele trabalhou em uma série de processos de privatização entre os anos de 1995 a 1997, sendo o responsável pelo processo inicial de reestruturação da CPFL, empresa pública de distribuição de energia, onde ocupou a posição de CEO interino. Ele também foi responsável pela diretoria de finanças corporativas do Banco Votorantim entre os anos de 1993 a 1995. Antes disso, Paulo Henrique assumiu posições na tesouraria e na área de finanças corporativas de diferentes bancos sediados em São Paulo e Nova Iorque. Ele também foi diretor financeiro da Brasilpar, um dos primeiros fundos de private equity do Brasil. Formado em engenharia industrial pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), possui especialização em Gestão de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pela Harvard Business School, OPM - Owner / President Management Program em 2005.

Conselheiro

Renan Chieppe é graduado em administração de empresas pela Faculdades Integradas Espírito-Santenses. Ele ingressou no Grupo Águia Branca em 1980. Em 2001, assumiu a presidência do Sindicato de Transportes de Passageiros do Estado do Espírito Santo, posição esta que ocupou durante dois mandatos consecutivos. Atualmente, ele é presidente da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros – ABRATI. É diretor geral da unidade de passageiros do Grupo Águia Branca, exercendo, ainda, os cargos de diretor da Viação Águia Branca e Viação Salutaris e Turismo S.A., e de conselheiro de administração da Azul Trip Linhas Aéreas S.A. e da Viação Sul Bahiano. Foi eleito administrador a Lynx Comércio de Veículos Ltda. e diretor vice-presidente da W.Chieppe Participações S.A.

Conselheiro

Diretor-geral e Presidente do Conselho de Administração da Divisão Comércio do Grupo Águia Branca, Riguel Chieppe é formado em Administração de Empresas com MBA pela Northwestern Kellogg, nos Estados Unidos. É também presidente da Associação Brasileira dos Distribuidores Toyota (Abradit), vice-presidente da Associação Brasileira dos Distribuidores Chrysler, Jeep e Dodge (Abradic), vice-presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Automóveis Mercedes-Benz (Abracam) e diretor-regional da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrava/ES). No Grupo Águia Branca, Riguel iniciou suas atividades em 1983 nos setores de Recursos Humanos e Financeiro, no qual chegou ao cargo de Supervisor. Em 1988, foi para São Paulo, onde atuou como auditor e consultor na Trevisan Associados por dois anos. Retornando ao Espírito Santo, e também ao Grupo, assumiu funções de gerência e diretoria. Em 1993, assumiu a área de comércio de veículos do Grupo Águia Branca, que abrigava a Kurumá, revendedora Toyota, e a Vitória Diesel, concessionária Mercedes-Benz. Em 21 anos, o segmento saiu de duas revendedoras para 24, situadas no Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Paraná e Santa Catarina.

Conselheira

Sandra é sócia fundadora da Better Governance, consultoria sediada no Brasil dedicada a auxiliar companhias e organizações no incremento de suas práticas de governança corporativa. Ela também é presidente do conselho de administração do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e uma de suas fundadoras. É ainda membro do IIRC (International Integrated Reporting Council), aliança global entre reguladores, investidores, companhias, organismos de normatização, profissionais da área contábil e organizações não governamentais. Na vida executiva, Sandra também atuou como CEO ou membro do comitê executivo de empresas brasileiras e multinacionais. Sua experiência inclui a participação em comitês de assessoramento do conselho de empresas familiares e em conselhos de administração de empresas listadas e não listadas. Suas atividades em conselhos consultivos abrangem a participação nos comitês de auditoria e riscos e de recursos humanos e organizacional. Como executiva ou membro do conselho de administração, Sandra atuou nos seguintes setores: transporte, logística, textil, gestão de resíduos, água e esgoto, energia renovável, tecnologia da informação, comunicação, internet, rádio e televisão. Adicionalmente, ela atuou por duas vezes como conselheira da ICGN – International Corporate Governance Network, cujos membros em sua maioria são investidores institucionais. Sandra também foi, por sete anos, coordenadora do Companies Circle of the Latin American Corporate Governance Roundtable, uma iniciativa concebida pela IFC (International Finance Corporation) e pela OCDE (Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico) para ser um benchmark em governança corporativa. Mestre em Administração de Empresas pela FEA (USP), com graduação em Comunicação, Sandra é certificada como conselheira de administração pelo IBGC e como mediadora pelo CEDR, Centre of Effective Dispute Resolution, do Reino Unido.

Obs.: Conselheiros efetivos eleitos na AGE realizada em 29-abr-16. Mandato unificado de um ano, sendo permitida a reeleição.

Membro Função

Diretor-geral

Kaumer Chieppe é graduado em administração de empresas pela Faculdades Integradas Espírito-Santenses, além de ter realizado um STC Executivo na J.L Kellog Graduate School of Management, curso em parceria com a Fundação Dom Cabral. Iniciou sua carreira na Viação Águia Branca, empresa do Grupo Águia Branca, em 1984, local onde ocupou o cargo de diretor regional da Bahia em 1990. Em 1997, foi eleito presidente da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Rodoviário do Estado da Bahia – ABEMTRO. O Sr. Chieppe trabalha na companhia desde 1998, onde também acumula o cargo de principal executivo (diretor presidente). Adicionalmente, ocupa o cargo de membro do conselho de administração da Viação Sul Bahiano e de diretor adjunto da Aylmer Chiepper Investimentos S.A.

Diretora Executiva / Diretora de Relações com Investidores

Patrícia Chieppe é graduada em administração de empresas pela Universidade Federal do Espírito Santo. Ela ingressou no Grupo Águia Branca em 1991. Em 1997, ela assumiu o cargo de gerente operacional da Viação Águia Branca S.A., empresa do Grupo Águia Branca, onde também ocupou o cargo de gerente de controladoria. Antes de assumir a diretoria administrativa, financeira e de relações com investidores da companhia, trabalhou como gerente do segmento de fretamento e gerente administrativa e financeira. Desde junho de 2012, ocupa o cargo de diretora administrativa.

Diretor 

Eduardo Pessotti é Mestre em Engenharia de Minas e Metalúrgica pela UFMG, MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral, pós-graduado em Engenharia de Produção pela UFES, especialização em estratégia empresarial pela Kellogg School of Management e graduado em Engenharia Metalúrgica pela UFOP. Atuou por 22 anos na Samarco Mineração, desenvolvendo diversas funções, com destaque para Governança Corporativa – Secretário do Conselho de Administração; Head da área de Inteligência de Negócios, e Gerente Geral de Planejamento Estratégico e Gestão. Assumiu a função de Diretor de Novos Negócios em Novembro de 2015.

 

 

 

Diretor 

Bruno Pretti é graduado pela Universidade de Vila Velha - UVV e pós-graduado em Logística de Transporte pela Coppead (UFRJ) e Gestão Empresarial pela MMurad (FGV). Iniciou sua carreira na Águia Branca Cargas, empresa do Grupo Águia Branca. Trabalha na companhia desde 2004, onde exerceu os cargos de supervisor de operações florestais (2004-2005), gerente de operações florestais (2005-2009), gerente de locação (2009) e gerente de fretamento (2009-2014). Atualmente, ocupa o cargo de diretor do segmento de fretamento.

Diretor 

Carlos Netto é graduado pelo Centro Universitário de Vila Velha e pós-graduado em gestão empresarial pelo COPPEAD. Iniciou sua carreira na Viação Águia Branca empresa do Grupo Águia Branca, local onde conquistou o cargo de gerente administrativo-financeiro da então Águia Branca Cargas em 2002. Trabalha na companhia desde 2004, onde passou a exercer o cargo de diretor de fretamento (em novembro de 2006) e posteriormente ocupou o cargo de diretor de locação até março 2012. Atualmente, ocupa o cargo de diretor do segmento de transporte de veículos.

Diretor 

Luciano Werner é graduado em administração de empresas pela UNIFGV do Espírito Santo. Ele iniciou sua carreira no Grupo Águia Branca na empresa Kurumá Veículos. Trabalha na companhia desde 2002, onde foi diretor de locação e gestão de frotas de 2003 a 2009. Em 2009, assumiu as diretorias de fretamento e de logística dedicada. Atualmente, ocupa o cargo de diretor de siderurgia e O&G.

Diretor 

Ricardo Kallas é graduado em engenharia civil pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Ele iniciou a carreira na B.H.M. Empreendimentos e Construções. Assumiu o cargo de diretor comercial da companhia em novembro de 2008. Foi por cinco anos e meio como diretor de logística MERCOSUL na GEFCO Logística do Brasil (Grupo PSA PeugeotCitroën), tendo também exercido o cargo de gerente de logística. Desde de abril de 2012, ocupa a função de diretor de fleet service. Trabalhou na Bisco & Boselli, no Grupo FARMED, e posteriormente nas empresas de transporte e logística Águia Branca Cargas e VIX Logística, como gerente de filial e gerente de unidade de negócios, respectivamente. Trabalhou na França e em missões na Espanha, Portugal, Inglaterra e República Tcheca e países do MERCOSUL. É membro do CSCMP (Council of Supply Chain Management Professionals), e atuou como coordenador de logística da Câmara Comércio França-Brasil em 2004 e 2005.

Diretor 

Rodolfo Filho é graduado em engenharia mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia – MG. Exerceu o cargo de diretor de transporte de veículos da companhia de maio de 2006 a março 2012. Começou a trabalhar na Autoport em janeiro de 2003 e foi gerente de logística de diversas empresas antes de ingressar na companhia, inclusive da Samarco S.A. de 1977 a 2004. Atualmente, exerce a função de diretor executivo.

Obs.: Diretores eleitos nas RCAs realizadas em 14-dez-15, 08-mar-16 e 05-out-16. Mandato unificado de dois anos, sendo permitida a reeleição.

Membro Função
Decio Luiz Chieppe Coordenador
Emílio Humberto Carazzai Sobrinho* Membro
Paulo Henrique De Oliveira Santos Membro
Riguel Chieppe Membro

*Membro independente do conselho de administração

Membro Função
Decio Luiz Chieppe Membro
Kaumer Chieppe Coordenador
Paulo Henrique De Oliveira Santos Membro
Sandra Maria Guerra de Azevedo Membro